Rádio Tendência FM - Aqui é Bom Demais!

Vídeo mostra nevoeiro marítimo cobrindo arranha-céus de Balneário Camboriú; entenda fenômeno

Condição no litoral de Santa Catarina está relacionada a tempo estável e massa de ar quente. Nevoeiro marítimo pode ocorrer até segunda-feira. Nevoeiro marítimo cobre arranha-céus de Balneário Camboriú

Durante toda a semana, o chamado nevoeiro marítimo tem coberto os arranha-céus de Balneário Camboriú e de outras cidades do litoral de Santa Catarina. O fenômeno está relacionado ao tempo estável e a uma massa de ar quente, de acordo com a Epagri/Ciram, órgão que monitora as condições meteorológicas do estado.

O nevoeiro marítimo está previsto pelo menos até a próxima segunda-feira (17). A meteorologista Marilene de Lima explicou o que tem causado o fenômeno.

✅Clique e siga o canal do g1 SC no WhatsApp

"Estamos com essa condição de bloqueio atmosférico, massa de ar quente, veranico, vento fraco. Tudo isso são combinações que propiciam a formação desses nevoeiros", disse.

"Eles se formam no mar, onde há uma maior disponibilidade de umidade. É vapor d’água, uma nuvem muito baixa", completou.

Nevoeiro marítimo cobre Balneário Camboriú

Rafael Mendes/PMBC/Divulgação

O nevoeiro marítimo é resultado da diferença da temperatura do ar, que está mais quente com o calor fora de época que atinge Santa Catarina, em contanto com a água mais fria do oceano, segundo a Central NSC de Meteorologia.

"É comum nesta época do ano, outono, inverno, primavera. O que é raro agora é a frequência, vários dias consecutivos", disse Lima.

Previsão

O nevoeiro marítimo pode permanecer no litoral de Santa Catarina até segunda, conforme a meteorologista. Isso porque as condições do tempo devem mudar no estado.

Neste sábado (15), a situação deve seguir parecida com o resto da semana. Na tarde de domingo (16), porém, o Sul do estado pode ter chuva.

Nevoeiro marítimo na orla de Balneário Camboriú

Reprodução

A Defesa Civil de Santa Catarina explicou que o bloqueio atmosférico que tem mantido o tempo firme no estado deve mudar de posição, deixando o caminho livre para a instabilidade.

Entre segunda e a quarta, essa condição deve estar na região central catarinense, trazendo chuva acompanhada por temporais, especialmente em áreas de divisa com o Rio Grande do Sul.

O restante da semana também deverá ser chuvoso em toda Santa Catarina, confirmando a mudança de padrão atmosférico, segundo a Defesa Civil.

✅Clique e siga o canal do g1 SC no WhatsApp

VÍDEOS: mais assistidos do g1 SC nos últimos 7 dias

NOTÍCIAS MAIS LIDAS